20.1.16

VLOG: Guararema + História + book de fotos



Oooi amigas e amigos, como vocês estão? 

Antes de tudo, gostaria muito de dizer que estou me esforçando mais esse ano para produzir o melhor conteúdo para vocês, pois amo muito tudo isso <3
Agora vamos ao que interessa!

Esses dias tive o prazer de conhecer uma cidade muito aconchegante no interior de São Paulo. Realmente ela é muito diferente da capital e é clara essa percepção inicialmente devido à arquitetura.

A população é bem moderna, porem essa cidade tem uma cultura muito interessante. A impressão que tive é que eles recebem muito bem os turistas. Aqui em São Paulo a gente faz a coleta seletiva, contudo lá eles utilizam os materiais recicláveis de uma forma bem mais criativa, e vocês irão conferir isso no vlog!

AH! Como adoro conhecer historicamente os lugares, e isso é muito mágico, além de acrescentar experiências novas, também dá vontade de convidar o maior número de pessoas para apreciar. Saber como ela surgiu e tudo mais!

Segue assim, uma parte de Guararema em um trecho retirado do site da cidade
Em 1875, Dona Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar uma ex-escrava, Maria Florência, fez-lhe doação de um quinhão de terra situado às margens do rio Paraíba, em lugar plano, distante 3,5 Km do Arraial da Escada, pouco acima da foz do ribeirão Guararema. Levada por sentimentos religiosos, Maria Florência deliberou construir numa parte do terreno recebido, uma capela para o santo de sua devoção, São Benedito. Com o auxílio de outras pessoas e algumas economias suas, Maria Florência em pouco tempo conseguiu terminar a construção da Capela de São Benedito. Aos poucos foram se estabelecendo outros moradores nos arredores da capela, formando-se um vilarejo que recebeu o nome de “GUARAREMA” - (do tupi guarani - Pau D’Alho), devido à abundância dessa árvore nesta região. Em julho de 1876, inaugurou-se o trecho da EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil, entre Mogi das Cruzes e Jacareí com a passagem da estrada de ferro pela Vila: esta se desenvolveu rapidamente e por Decreto n.º8 de 08 de janeiro de 1890, a sede do Distrito de Paz da Escada foi transferida para o povoado de Guararema, que foi elevado à categoria de Município pela Lei n.º 528, de 03 de junho de 1898. Como era preciso ter um prédio para Câmara e outro para cadeia, logo construídos a 19 de setembro de 1899, com a instalação da Primeira Câmara Municipal de Guararema, foram empossados: Major José de Paula Lopes, Joaquim Paião, Maximino Prudêncio de Mello, Benedicto Pinto de Souza, Joaquim Alves Pereira e Benedicto de Souza Ramalho. Em 23 de setembro de 1899 foram realizadas eleições dos Poderes Municipais, sendo presidente o Major José de Paula Lopes e Vice Presidente Joaquim Paião. Foi o 1º. Intendente Municipal (Prefeito): Benedicto de Souza Ramalho. Secretário: o músico e compositor Júlio Cezar Nascimento. Comissão de Justiça e Finanças: Major José de Paula Lopes e Joaquim Alves Pereira. Comissão de Obras Públicas e Higiene: Benedicto de Souza Ramalho, Benedicto Pinto de Souza e Maximino Prudêncio de Mello. A denominação dos habitantes do município é "GUARAREMENSE".
Dá o plaaaay 




Gostaria de destacar também alguns pontos relevantes: primeiro, lá não tem prédios; acho que não sei se vocês perceberam, lá também não tem lixo nas ruas em nenhum lugar; as escolas tem um estilo americano na arquitetura; também tem alguns estabelecimentos comerciais que dão um ar de "novela de época", são super fofinhos; tem bastante docerias e restaurantes (italianos <3); tem uma estação de trem (Maria fumaça); E o mais legal, toda a decoração que apareceu no vlog é feita somente de garrafas pet!
Achou que acabou é? Hahaha! Tem um book com o mais belo, para vocês conferirem! 
Gente é muito amor <3


















Esse passeio turístico me fez refletir, e notei que podemos conservar a cidade limpa também, não precisa fazer campanha, é só cada um fazer a sua parte de não jogar lixo no chão e etc, a primeira mudança começa em cada um.

Gostou? Comenta aí *-*
Eu vou ficando por aqui. BEIJOOOS <3

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout criado e codificado para o blog Vennus | Cópia proibida © 2015