27.1.16

Rede Negra de Telecomunicações

Resolvi escrever esse post porque estava olhando meu feed de notícias quando apareceu um post de uma moça falando “que criará uma emissora só para negros, com reality show igual ao BBB só que mais legal e inteligente” e finalizou com “meu pano de chão será em formato de mulher branca”. Eu fiquei muito intrigada com esse post, comentei o que eu penso, mas de alguma forma, pareci grossa o que não me deu muitos créditos no debate. 

A primeira frase é problemática porque será mesmo que criar uma emissora só para negros, deixaríamos de sofrer racismo? Será que separar negros de brancos na tv não seria uma forma de segregação? Será que a Maju teria que ir para a emissora só para negros e ela nunca mais sofreria racismo?  Temos que entender que fazendo isso, quem é racista, continuará racista. O certo seria a população, o poder popular tomar todos os meios de comunicações. Não sei se vocês perceberam, mas a grande parte da  TV, rádio, jornais e revistas é burguesa e favorecem os interesses dos mesmos e não do povo, inclusive da população negra. É ingênuo pensar que um negro virou a nova estrela do reality show só porque tirou uma esponja racista da pia e colocou de enfeite na mesa (acredito que todo mundo que tem o mínimo de consciência, faria o mesmo ou algo parecido no lugar dele). 

Temos que pensar o que aquela esponja estava fazendo ali. Essa é questão que precisa ser discutida, como que uma emissora propaga algo racista desse jeito, papai?

Esses dias também fui pegar um sorvete e acabei passando pela sala no horário nobre. Foi o tempo de eu comer meu sorvete para ver uma cena na novela em que uma mulher branca fala para uma negra favelada que ela não precisa entender sobre a União Soviética para conquistar o marido, pois ele gosta de coisas velhas e a União Soviética já acabou mesmo, não é muito importante. Ainda finalizou que ela já tinha corpão e isso já bastava. Isso foi demais para o meu coração. Colocaram o dedo na minha ferida porque a União Soviética foi o primeiro país a criminalizar o racismo (CHORA EUA)  e a mulher me fala uma coisa dessas?  Esse é estereótipo que nos é empurrado, que mulher negra é burra, mas tem corpão e isso segura homem.

Quanto a segunda frase da guria no post, só deixo aqui minha lamentação e falo que tinha brancos nos extinto partido dos Panteras Negras.

Eu pretendo fazer uma parte dois desse post, pois ficou faltando muuuuita coisa, incluindo fontes, mas não deu tempo de eu ler nada a respeito, passei na faculdade e tava correndo atrás dos documentos, me perdoem X.X

“A África luta, a África vencerá!”





0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout criado e codificado para o blog Vennus | Cópia proibida © 2015